Exercício físico no inverno emagrece!

Se você não tinha motivos suficiente para sair de baixo dos cobertores nesse friozinho pra se exercitar, achamos algumas vantagens pra te motivar!
 
Sair de debaixo dos cobertores com esse friozinho, não é nada fácil. Mas, se você pensar em todas as vantagens relacionadas à prática de exercícios físicos, logo perceberá que o esforço vale a pena.

Veja 8 benefícios em começar ou continuar a praticar atividades físicas na estação mais fria do ano:

Preparo para o verão: para chegar ao verão em forma é importante iniciar a prática de exercícios desde já. Assim há tempo suficiente para um bom resultado estético e aperfeiçoamento físico, sem prejudicar o organismo ou causar ansiedade.


Gasto calórico maior: Ao fazer exercícios físicos em temperaturas mais baixas a quantidade de calorias gastas é maior. De acordo com um estudo realizado pelo Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), praticar exercícios físicos durante o inverno aumenta em até 30% a queima de calorias. Além disso, com o clima mais frio, o corpo queima mais calorias para manter-se aquecido e aumentar a sensação de calor. Desta maneira, as mudanças fisiológicas e metabólicas geradas pelo frio podem potencializar os exercícios e aumentar os efeitos das atividades no organismo.


Ameniza os efeitos dos abusos na alimentação: A prática de exercícios regulares durante o inverno diminui os efeitos dos abusos alimentares, como a maior ingestão de chocolates, bebidas quentes, alimentos mais gordurosos, como a tradicional feijoada ou fondue de queijos. Praticar atividade física com frequência ajuda a evitar alimentos mais pesados e reduzir a necessidade deles.


Melhora o humor: O Brasil é um país de temperaturas mais quentes e amenas, portanto o brasileiro não está acostumado à temperaturas muito baixas, e quando as temperaturas caem no termômetro logo vem uma sensação de desanimo. A atividade física é essencial nessa época para aumentar nossos níveis de serotonina e endorfina, com isso trazer a sensação de bem estar e animo que temos nos dias mais quentes. Muitos casos de depressão melhoram muito com a prática regular de exercícios.


Evita dores nas articulações: Com a prática de exercícios diversos músculos são fortalecidos e alongados, melhorando o quadro e a capacidade articular e muscular de todo o corpo. Além disso, ao praticar exercícios regularmente é possível prevenir ou diminuir dores articulares e musculares que muitas vezes se intensificam com a queda da temperatura.


Melhora a disposição: Com os exercícios físicos regulares é possível melhorar a disposição para o dia a dia e consequentemente levantar da cama fica até mais fácil no inverno!


Bem estar durante o exercício: O equilíbrio térmico é bem mais favorável durante o inverno com a prática dos exercícios. Além de aquecer o corpo em dias muito frios, a sensação de calor e consequente transpiração também é menor.


Diminui o risco de doenças relacionadas ao sedentarismo: Manter-se ativo, ou dar inicio a um programa de exercícios físicos no inverno diminui e evita muitas doenças ligadas ao sedentarismo, como doenças cardíacas, diabetes, doenças articulares e ósseas, depressão, doenças vasculares e a obesidade. Além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, as atividades tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 300 mil óbitos no país.

Deixe seu comentário